Há alguns meses, alguém lá pelo mundo das redes sociais compartilhou uma receita de pão de cebola. Não me lembro quem foi. Se você estiver lendo essa receita e ela for sua, me conta, por favor?
Pois o tempo passou e resgatei a tal receita. Achei que tinha farinha e alho demais, resolvi reduzir essas quantidades. Falava em fermento fresco... Oh, well! Eu tinha o seco biológico, e foi esse mesmo. Pensando bem, com tantas alterações assim, mesmo que o autor dessa receita leia este post, provavelmente nem vai reconhecê-la!
Vale dizer que não sou fã de cebola. COMO ASSIM?! Então por que raios a pessoa faz um pão de cebola?! Porque tenho um marido que gosta de cebola, uai! E também porque minha relação de ódio à cebola se restringe a sua forma crua e crocante. Mas claro que eu fiz uma versão bem levinha, e lá vai:
Pão de cebola
Para a massa:
1 pacote de fermento biolófico seco de 10g
1 colher de sopa de açúcar
1½ xícara de leite integral morno
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de salsinha picada
½ cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 xícara de chá de farinha de trigo integral
3 xícaras de chá de farinha de trigo
Em um recipiente, misture o fermento em pó, açúcar e um pouco de leite morno para diluir tudo. Deixe ali descansando. Cuidado para não colocar em um pote muito pequeno, pois a mistura cresce.
Em um outro recipiente grande (onde vá caber todo o seu pão), coloque o restante do leite, manteiga, azeite, sal, salsinha, cebola e alho. Misture e adicione a farinha de trigo integral. Coloque também a mistura do fermento e vá, aos poucos, colocando a farinha de trigo. Misture bem com as mãos.
A massa não pode ficar ressecada, mas ela fica leeeeevemente grudentinha. Ela tem que formar uma bola só e não deixar massa grudenta entre os seus dedos. Se esse for o caso, polvilhe um pouco mais de farinha, misture e faça isso até a massa parar de grudar. Sove por uns 10 minutos.
Eu untei uma assadeira com azeite e dividi a massa em 12 bolinhas pequenas. Pesei as bolinhas, elas tinham em média 70g. Coloquei uma ao lado da outra e deixei descansando por 1 hora, até dobrar de tamanho. Hoje o dia não está muito quente (uns 20 ºC), o tempo para a massa crescer depende do calor, da umidade do ar e da felicidade da massa também, portanto, faça uma massa feliz. Brincadeira, mas eu tenho a teoria de que fazer pão em um dia ruim, não dá certo.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC por 20-25 minutos, até a massa ficar dourada.
Para finalizar:
2 colheres de sopa de manteiga derretida
½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite
Misture todos os ingredientes e pincele sobre os pães. Ainda joguei uns flocos de sal Maldon (flor de sal em flocos), mas você poderia jogar sal grosso comum, alecrim ou nada mesmo. A receita original incluia um pouco de pasta de alho com a manteiga, mas achei que poderia ficar muito forte e não coloquei. Leve de volta ao forno até dourar, demora uns 5 minutos.
No comments:
Post a Comment