Nem só de tartare, bechamel e beurre noisette se faz o repertório das aulas e técnicas que a gente aprende e ensina. Às vezes tem gente que pede uma tradicional cheesecake novaiorquina, um strogonoff de carne e até um feijão bem básico.
Lá no site da Dedo de Moça tem o passo a passo de um bom [feijão], e ele funciona muito bem. É engraçado que, no começo da aula, ninguém acredita que dá para fazer um feijão rapidinho, sem deixá-lo de molho de um dia pro outro. E quando a aula acaba... voilá! O grande segredo está em deixá-lo de molho na água fervente, que acelera o processo.
Mas aí veio a pergunta de um amigo solteiro, que mora sozinho e tem uma cozinha... minimalista: "Py, dá pra voltar do trabalho, ficar com vontade de comer feijão, ir ao mercado, fazer a compra e jantá-lo, sem a panela de pressão?"
Conversa de bar vai, chopp vem, expliquei como eu achava que daria para fazer esse bendito feijão. Até por não usar a pressão, dá para ir testando o ponto (argh, feijão semi-cozido deve ser muito ruim!), mas eu sinceramente não sabia quanto tempo ia demorar.
Hoje recebi um email... e deu certo! Olha como ele fez:
"Fervi a água e coloquei no feijão escolhido e lavado.
Depois de 30min foi o feijão + a água pra panela.
18min depois já estava bom.
Daí apliquei uma técnica que minha mãe me ensinou: tira uma concha de feijão num prato e amassa bem, até ficar uma papinha bem homogênea. Depois volta pra panela pra engrossar o caldo."
Obrigada pelo feedback! Já dizia o post que trocar a água elimina o estufamento indesejado, mas 'tá valendo, né?! Só espero que ele tenha se lembrado da cebola, bacon, alho, louro...
2 comments:
Nossa Py adorei o toque da receita e sua espontaneidade, foi minha primeira vez mas como dizem nunca me esquecerei e prometo voltar sempre, continue linda saudável e transmitindo sua alegria de viver a todos que merecem seu convívio. Bjs Linda.
Noossaaa vou mostrar agora pro maridão que morre de medo da panela de pressão. ..Assim ajuda mais nos afazeres da cozinha. ADOREI!!!
Post a Comment